A hipnose clínica é uma técnica terapêutica que utiliza a capacidade da mente para promover mudanças positivas quer ao nível dos pensamentos e emoções, quer depois ao nível dos comportamentos. As principais indicações nesta consulta são:
Ansiedade e Stress: Pode ser altamente eficaz no controlo e redução dos níveis de ansiedade e stress. Ao aceder à mente inconsciente, a pessoa desenvolve mecanismos para lidar melhor com os factores que a afetam (1).
Distúrbios do Sono: Se tem dificuldades com insónias ou outros problemas relacionados com o sono, a hipnoterapia pode oferecer uma solução natural e sem medicamentos. A hipnose pode ajudar a relaxar a mente, promover padrões de sono melhores e melhorar a qualidade geral do sono (2).
Fobias e Medos: A hipnoterapia clínica é conhecida pelo seu sucesso no tratamento de fobias e medos irracionais como o medo de andar de avião. Ao abordar as causas subjacentes armazenadas na mente inconsciente, a pessoa podem superar esses desafios e recuperar o controlo sobre a sua vida (3).
Gestão de Peso: Quer esteja a tentar perder peso ou adotar hábitos alimentares mais saudáveis, a hipnoterapia pode ajudar a mudar a sua relação com a comida. Ao abordar os aspectos psicológicos da gestão do peso, a pessoa pode encontrar mais facilidade em fazer alterações sustentáveis no seu estilo de vida (4).
Gestão da Dor: A hipnoterapia tem mostrado ser eficaz no tratamento da dor crónica e desconforto. Ao alterar perceções e respostas à dor, a pessoa pode sentir alívio e melhorar a sua qualidade de vida (5).
Cessação Tabágica: Deixar de fumar pode ser um processo desafiante, mas a hipnose clínica tem sido eficaz em ajudar a pessoa a superar a dependência da nicotina. O poder da sugestão e o reforço positivo podem contribuir para uma jornada bem-sucedida de cessação tabágica (6).
Melhoria da Autoestima: A hipnoterapia pode ser uma ferramenta valiosa para fortalecer a autoestima e promover uma imagem positiva de si mesmo(a). Ao explorar e reprogramar as suas crenças , a pessoa pode desenvolver uma maior confiança e amor-próprio (7).
Melhoria do Desempenho: Seja um atleta, artista ou profissional, a hipnoterapia pode auxiliar na melhoria do desempenho, aumentando o foco, a confiança e a clareza mental (8).
É importante notar que quanto mais a pessoa estiver motivada para abordar e resolver os seus problemas com a ajuda da hipnose clínica, mais resultados positivos poderá obter. O conhecimento científico que suporta a eficácia da hipnose clínica tem sido aprofundado nas últimas décadas e é nessa perspetiva em que esta consulta se enquadra para o tratamento de várias condições. Mais abaixo encontrará algumas referências para explorar este conhecimento.
Se estiver pronto(a) para assumir o controlo do seu bem-estar e fazer mudanças positivas na sua vida, convido-o(a) a explorar os benefícios da hipnose clínica. Entre em contacto comigo para agendar uma consulta e iniciar a sua jornada para se sentir melhor.
Referências bibliográficas
1 – Hammond, D. C. (2010). Hypnosis in the treatment of anxiety- and stress-related disorders. Expert Review of Neurotherapeutics, 10(2), 263-273 https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20136382/
2 – Elkins, G. R., Barabasz, A. F., Council, J. R., & Spiegel, D. (2015). Advancing research and practice: The revised APA Division 30 definition of hypnosis. International Journal of Clinical and Experimental Hypnosis, 63(1), 19https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25365125/
3 – Kirsch, I., Montgomery, G., & Sapirstein, G. (1995). Hypnosis as an adjunct to cognitive-behavioral psychotherapy: A meta-analysis. Journal of Consulting and Clinical Psychology, 63(2), 214-220https://psycnet.apa.org/record/1995-26166-001
4 – Bolocofsky, D. N., Spinler, D., & Coulthard‐Morris, L. (1985). Effectiveness of hypnosis as an adjunct to behavioral weight management. Journal of Clinical Psychology, 41(1), 35-41https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3973038/
5 – Hammond, D. Corydon (Ed.) (1990). Handbook of Hypnotic Suggestions and Metaphors. New York: Norton & Company. An American Society of Clinical Hypnosis Book, xxi
6 – Green, J. P., & Lynn, S. J. (2023). Hypnosis for the treatment of smoking. In L. S. Milling (Ed.), Evidence-based practice in clinical hypnosis (pp. 163–192). American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/0000347-007
7 – Lynn, S. J., & Kirsch, I. (2006). Essentials of Clinical Hypnosis: An Evidence-Based Approach. American Psychological Association.
8 – Yapko, M. D. (2001). Trancework: An Introduction to the Practice of Clinical Hypnosis (4th ed.). Routledge
